top of page
render 1 (1).png

Zona 30: Gonçalves dias

Ficha técnica

Projeto técnico: Janaína Amorim (pelo Instituto Wuppertal)
Execução: BHTRANS e Prefeitura de Belo Horizonte
Parceiros: ITDP Brasil
Local: Rua Gonçalves Dias, Bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG
Status: Intervenção permanente executada – Novembro, 2020

Localização

O projeto

O projeto é situado no município de Belo Horizonte, Regional Centro-Sul, possui como área de abrangência a Rua Gonçalves Dias entre Avenida Afonso Pena e Avenida Brasil, a interseção da Avenida Brasil com a Rua Alagoas e a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Brasil no quarteirão entre Rua Alagoas e Rua Sergipe.

As intervenções propostas visaram promover, por meio da Zona 30, tipo de moderação de tráfego conhecida mundialmente, a segurança e o conforto para pedestres e ciclistas com o objetivo de conectar a ciclovia existente da Av. Bernardo Monteiro com a Praça da Liberdade. 

Quarteirão entre a Avenida Afonso Pena e Rua Rio Grande do Norte

Esse quarteirão possui via em mão única (sentido Avenida Afonso Pena) e calçamento de piso poliédrico. Foi proposta no contra fluxo, ciclovia compartilhada com o pedestre no passeio e rota compartilhada entre ciclistas e automóveis no fluxo. Próximo à Avenida Afonso Pena, foi projetada ciclovia bidirecional em cima do passeio uma vez que a largura da via diminui e a do passeio aumenta, possibilitando essa alternativa.

Mapa de localização do quarteirão mencionado.

Fonte: Equipe Metrics.

Antes e depois da Rua Gonçalves Dias próximo à interseção com a Avenida Afonso Pena.

Fonte: Google Street View.

Quarteirões: Rua Rio Grande do Norte X Rua Paraíba e Rua Paraíba X Rua Pernambuco

Por possuírem características parecidas, os dois quarteirões receberam o mesmo tratamento. Ambos operam com via de mão dupla com uma faixa de rolamento para cada lado e estacionamento paralelo dos dois lados. Dessa forma, foi proposto o compartilhamento da via entre automóveis e ciclistas, por meio de ciclorrota, com a sinalização horizontal por meio de pictogramas e sinalização vertical por meio de placas que desenvolvidas pela BHTRANS.

Mapa de localização dos quarteirões mencionados.

Fonte: Equipe Metrics.

Sinalização horizontal de ciclorrota no quarteirão entre a Rua Paraíba e a Rua Pernambuco.

Fonte: Equipe Metrics.

Na interseção da Rua Rio Grande do Norte com a Rua Gonçalves Dias foi proposta uma nova sinalização e semaforização. Antes os pedestres tinham dificuldade na travessia devido o alto fluxo de veículos nas 3 faixas de rolamento, principalmente em horários de pico. A semaforização para o pedestre e a pintura rodocicloviária auxilia na travessia, pois agora tanto os pedestres quanto os ciclistas têm tempo para atravessar com segurança, sem prejuízos ao trânsito. 


Além disso, junto à ilha de canalização existente, foi implantada a sinalização vertical de zona 30 com placas específicas que adverte o motorista que este está entrando em uma via calma.

Antes e depois da interseção entre a Rua Gonçalves Dias e a Rua Rio Grande do Norte.

Fonte: Google Street View e Equipe Metrics.

Quarteirão entre a Rua Pernambuco e a Avenida Brasil

Nesse quarteirão, que possui via em mão única sentido Rua Pernambuco, foi proposto ciclovia unidirecional no contra fluxo e rota compartilhada entre ciclistas e automóveis no fluxo, uma vez que a largura da caixa da via permite que seja operado dessa forma.


Assim como o quarteirão entre Rua Rio Grande do Norte e Avenida Afonso Pena, o estacionamento rotativo foi sinalizado de modo alternado entre paralelo e 45° mantendo o dimensionamento das vagas já existentes, criando leve sinuosidade na via. Entretanto, em função do pavimento ser diferente, foi indicado faixa de proteção de 0,60 metros por meio de pintura e segregador.

Mapa de localização do quarteirão mencionado.

Fonte: Equipe Metrics.

Antes e depois da Rua Gonçalves Dias no quarteirão entre a Rua Pernambuco e Avenida Brasil

Fonte: Google Street View e Equipe Metrics.

Foto da intervenção no quarteirão entre a Rua Pernambuco e a Avenida Brasil.

Fonte: Equipe Metrics.

Interseção Avenida Brasil x Rua Gonçalves dias X Rua Alagoas

Um dos desafios nesse projeto, foi a interseção da Avenida Brasil com Rua Alagoas e Rua Gonçalves Dias, na qual deveria ser apresentada uma solução, que fosse possível atravessar o pedestre e o ciclista com segurança, sem que houvesse perda para o tráfego veicular de passagem, como solicitado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, a BHTRANS. Desse modo, foi criada uma ilha e abertura de via na Rua Alagoas para conversão na Avenida Brasil sentido Praça da Liberdade com o intuito de possibilitar uma travessia de pedestres e ciclistas com mais tempo de verde, segura e confortável, sem prejudicar o tempo dos veículos. 

Mapa de localização da interseção mencionada.

Fonte: Equipe Metrics.

Modelagem 3D da proposta de intervenção para a interseção

Fonte: Equipe Metrics.

Modelagem 3D da proposta de intervenção para a interseção

Fonte: Equipe Metrics.

Modelagem 3D da proposta de intervenção para a interseção

Fonte: Equipe Metrics.

Modelagem 3D da proposta de intervenção para a interseção

Fonte: Equipe Metrics.

Nesse trecho, o projeto não foi implantado em sua totalidade. Algumas sinalizações horizontais como a pintura da via marginal compartilhada (ciclorrota) e a indicação do motobike não foram implantadas.

Créditos

Imagem de capa: Equipe Metrics.

Imagens: Google Street View e Equipe Metrics.

Mapas: Equipe Metrics.

Modelagem 3D: Equipe Metrics

Textos e Edição: Equipe Metrics.

GOSTOU?

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Compartilhe nas redes!

COMO CITAR

METRICS Mobilidade. Zona 30: Gonçalves Dias. Website da empresa METRICS Mobilidade, 2023. Disponível em: <www.metricsm.com/zona-30-goncalves-dias>. Acesso em: dd de mmm. de aaaa.

  • LinkedIn
  • Whatsapp

Metrics mobilidade

Rua Pirapetinga, 322, 8º andar, Bairro Serra

CEP 30220-150, Belo Horizonte / MG

Entre em contato

bottom of page