top of page
Foto Octopus Filmes.jpg

Zona 30: Cachoeirinha

Ficha técnica

Projeto técnico: Janaína Amorim (pelo Instituto Wuppertal)
Execução: BHTRANS, Prefeitura de Belo Horizonte
Parceiros: ITDP Brasil 
Local: Rua Simão Tamm entre as Ruas Conde Santa Marinha e Cônego Santana, Bairro Cachoerinha, Belo Horizonte/MG
Status: Intervenção temporário executada – Abril, 2019

Localização

O projeto

Com intuito de diminuir o conflito e estimular a convivência segura entre os modos de deslocamento, a ferramenta do Urbanismo Tático tem sido amplamente aplicada por todo o mundo. Ações táticas facilitam intervenções urbanas por meio do redesenho viário e mudança de paradigma para estimular a moderação do tráfego e consequentemente aumentar a segurança viária.

Em agosto de 2018, Belo Horizonte recebeu o workshop internacional “CONNECTIVE CITIES: discutindo as Zonas 30 e uma cidade viável para todos”, duas áreas da cidade foram alvo de estudos devido às características dos locais serem potencialmente favoráveis à implantação dessa intervenção. Foi escolhida como projeto piloto para a implantação de intervenção urbana temporária, a Rua Simão Tamm entre as Ruas Conde Santa Marinha e Cônego Santana, no Bairro Cachoerinha. O início do processo de intervenção teve início em fevereiro de 2019, com a realização de oficina de ideias com alunos do ensino médio da Escola Estadual Ilacir Pereira Lima, localizada no entorno da área de intervenção. Na atividade foram apresentados conceitos de segurança viária, desenho urbano e mobilidade sustentável para os alunos, que colaboraram constatando prioridades e propondo soluções para a área. Além da oficina, foram feitas entrevistas com os pedestres que passavam pela área em relação a segurança ao trânsito motorizado ao caminhar pela área.

O objetivo principal do projeto foi de proporcionar prioridade e maior segurança na travessia dos pedestres por meio da extensão da calçada e consequentemente redução do espaço de trânsito motorizado. Para essas extensões foram pensadas sinuosidades que estimulassem à redução da velocidade dos veículos na intervenção. Nas interseções procurou-se além da ampliação da calçada, reduzir o raio de curvatura para que a velocidade de conversão dos veículos diminuísse e consequentemente o risco de atropelamento reduzisse também. As medidas adotadas foram:

Fonte: ITDP Brasil.

trecho de intervenção.png

Projeto da Intervenção urbana temporária.

Fonte: Metrics Mobilidade.

Antes e depois da Rua Simão Tamm.

Fonte: Octopus Filmes.

O diferencial do projeto é sua estreita relação com a comunidade no processo de decisão, bem como na implantação, gerando maior identificação dos moradores da região com a proposta. No dia 25 de abril do ano de 2019, foi realizada a marcação do novo desenho, e no dia 26 foi feita toda a pintura, além da contribuição dos alunos da Escola Estadual Mariano de Abreu. Somou-se a isso, a implementação de elementos de paisagismo, mobiliário temporário e sinalização removível.

Dentre os eventos ocorridos após a implantação do projeto, podem ser citados, a festa da Associação de Moradores, além de uma pedalada associada a oficinas de reparo de bicicletas e rodas de conversa sobre mobilidade urbana organizada pela associação BH em Ciclo e Cicloficina de Rua.

Fotos da pedalada e da oficina de reparos de bicicleta.

Fonte: ITDP Brasil.

O redesenho possibilitou a redução da velocidade média da via, implicando em uma mudança positiva para a população local que, na pesquisa de percepção feita pelo ITDP Brasil indicou 89% de aprovação da intervenção. Como pode ser visto pelos gráficos abaixo:

Fonte: ITDP Brasil.

Fonte: ITDP Brasil.

Fonte: ITDP Brasil.

Após as pinturas, foram feitas as alterações necessárias notadas após o período de teste e foram instalados segregadores de concreto para delimitar as sinuosidades do novo desenho. Além disso, foi instalada uma nova sinalização vertical para indicar a nova Zona 30.

Galeria de fotos

Foto -  ITDP Brasil.jpg

Veja o vídeo

Referências Bibliográficas

ITDP Brasil. Impulsionando a implementação de Zonas 30 em Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2021. 13 p. Disponível em: https://itdpbrasil.org/wp-content/uploads/2020/06/200521-ITDP-Factsheet-Cachoeirinha-WEB.pdf.

PROGRAMA URBAN PATHWAYSBankable Project in the Cachoeirinha Neighbourhood. Belo Horizonte: Instituto Wuppertal, 2018. 15 p. Disponível em: http://www.urban-pathways.org/uploads/4/8/9/5/48950199/up_project_concept-small.pdf.

PROGRAMA URBAN PATHWAYS. Relatório de Intervenção: Cachoeirinha. Belo Horizonte: BHTrans, 2019. 11 p.

Créditos

Imagem de capa: Octopus Filmes.

Imagens: ITDP Brasil e Octopus Filmes.

Diagramas e Gráficos: ITDP Brasil

Vídeo: ITDP Brasil

Textos e Edição: Equipe Metrics.

GOSTOU?

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Compartilhe nas redes!

COMO CITAR

METRICS Mobilidade. Zona 30: Cachoeirinha. Website da empresa METRICS Mobilidade, 2023. Disponível em: <www.metricsm.com/zona-30-cachoeirinha>. Acesso em: dd de mmm. de aaaa.

  • LinkedIn
  • Whatsapp

Metrics mobilidade

Rua Pirapetinga, 322, 8º andar, Bairro Serra

CEP 30220-150, Belo Horizonte / MG

Entre em contato

bottom of page