top of page
FOTO  -  Octopus Filmes (3).jpg

Zona 30: Confisco

Ficha técnica

Projeto técnico: Janaína Amorim (pelo Instituto Wuppertal)
Execução: BHTRANS, Prefeitura de Belo Horizonte
Parceiros: WRI Brasil, ONU-Habitat, GIZ, TUMI
Local: Ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, Bairro Confisco, Belo Horizonte/MG
Status: Intervenção temporária executada – Setembro, 2019

Localização

O projeto

O bairro Confisco, na região Norte de Belo Horizonte, recebeu o tratamento de projeto Zona 30, que limita a velocidade para veículos, em vias locais, a 30 km/h, dando prioridade a quem anda a pé, de bicicleta ou tem mobilidade reduzida. O desenho do projeto foi desenvolvido pela arquiteta Janaína Amorim, em parceria com o Instituto Wuppertal e a BHTRANS, com o objetivo de estimular a convivência segura entre modos de deslocamento, reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a sensação de segurança dos pedestres e ciclistas que circulam pela área. O desenho propõe a execução de uma extensão sinuosa da calçada com cores expressivas ao longo de aproximadamente 140 metros na rua K e 50 metros na rua Marcelo Guimarães, visando tornar as vias mais calmas e alegres de forma que os veículos motorizados se desloquem mais devagar e permitindo, assim, que os pedestres tenham mais espaço para se apropriar da via. O tratamento sinuoso na rua K começou a ser proposto no início do quarteirão onde se localiza a escola, como forma de acalmar o fluxo de veículos antes do acesso dos alunos à escola. Ainda foi proposto o tratamento das 4 interseções com a implantação de travessias de pedestre, e em algumas esquinas, o acréscimo da calçada com pintura.

Devido ao acesso principal de alunos ser na rua K, foi pensado nesse ponto, uma extensão longitudinal maior da calçada para contribuir ainda mais para a segurança e conforto dos alunos. Em frente ao acesso dos alunos foi proposto também travessia de pedestre para facilitar e proporcionar maior segurança para o caminhamento e atravessamento dos alunos. Nesse trecho ainda da Rua K, também foi proposto inscrição no pavimento de “Devagar Escola” e regulamentação de estacionamento para vans escolares que necessitam parar próximo à escola.

Para a Rua Marcelo Guimarães, como forma de estimular a redução da velocidade e criar uma ligação entre a praça do Confisco e a escola, foi proposta uma extensão mais larga da calçada que faz divisa com a escola, visto que a via nesse trecho é mais larga e permite essa possibilidade, preservando o trecho em mão dupla. O estacionamento de carros foi suprimido, dando espaço a maiores áreas de pedestres e permitindo uma melhor conexão da escola com a praça.

Os desenhos foram feitos de forma lúdica, baseados nos trabalhos realizados com as crianças da escola. A intervenção foi realizada nas ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank. A montagem com redesenho da geometria das vias, pinturas e plantio de vasos, recursos conhecidos como “urbanismo tático”, levaram mais segurança para pedestres e ciclistas, em especial para os alunos da escola.

A ação, coordenada pela Prefeitura, por meio da BHTRANS, contou com a participação dos alunos do programa Escola Integrada, secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte, associações ligadas à mobilidade sustentável, moradores e voluntários. O instituto Wuppertal, da Alemanha, que lançou em 2019 o projeto “Ambientalízate!” também foi parceiro da ação. Tal projeto, feito para apoiar cidades parceiras na América Latina com ações de sustentabilidade, foi o que viabilizou a intervenção através do Urban Pathways Project.

Antes e depois da Intervenção temporária executada

Fonte: WRI Brasil.

Projeto de Intervenção temporária executada

Fonte: Janaína Amorim Dias.

Implementada do dia 16 de setembro ao dia 4 de outubro, a Intervenção utilizou do Urbanismo Tático para implantação de medidas para a redução de velocidade como a implantação de chicanas (sinuosidades) e o alargamento de calçadas, além do uso de mobiliário urbano como pneus reciclados transformados em vasos para receber mudas de plantas.

O cronograma da Intervenção Urbana Temporária no Bairro Confisco foi iniciado bem antes da efetiva montagem e demarcação das novas geometrias das vias, ele se deu primeiramente a partir do diagnóstico das vias que circundam a Escola Municipal e da medição dos níveis de qualidade do ar, seguido pelo envolvimento em todas as etapas do processo pelos alunos tanto em oficinas para a compreensão de conceitos relacionados ao projeto bem como no recolhimento de garrafas PET, na realização das pinturas e no plantio de mudas.

Após o fim da montagem, foram feitas atividades comemorativas nas ruas, além da realização de pesquisa com os moradores e alunos sobre o impacto da intervenção e instalação de sinalização que alerta a presença de crianças na rua, construída pelos alunos e pela comunidade.

Após a coleta de dados da pesquisa com os moradores, foi comprovada uma aprovação de 88,2% pelos entrevistados do novo desenho da rua e o desejo de tornar a intervenção temporária em permanente por parte de 87,3%. Esses indicadores demonstram o grande sucesso do projeto no Bairro e atesta a eficiência e a vantagem dessa natureza, permitindo a participação e o envolvimento da comunidade em cada parte do processo e gerando um contexto urbano mais seguro e confortável aos pedestres e aos ciclistas que os convida a uma permanência mais prolongada e a uma convivência mais harmônica.

Galeria de fotos

alunos pintando - EVELINE TR4EVISAN.png

Veja o vídeo

Fotos atuais do projeto

WhatsApp Image 2023-06-12 at 21.52.37.jpeg

Fotos do projeto implantado (2023).

Fonte: BHTRANS.

Referências Bibliográficas

TREVISAN, Eveline. Ruas de estar: projetos de zona 30 em belo horizonte. XII Seminario Internacional de Investigación En Urbanismo, São Paulo-Lisboa, 2020, [S.L.], p. 1-23, jun. 2020. Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.9921. Disponível em: https://revistes.upc.edu/index.php/SIIU/article/view/9921/1630.

Créditos

Imagem de capa: Octopus Filmes.

Imagens: BHTRANS, Octopus Filmes e WRI Brasil.

Vídeo: BHTRANS

Textos e Edição: Equipe Metrics.

GOSTOU?

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Compartilhe nas redes!

COMO CITAR

METRICS Mobilidade. Zona 30: Confisco. Website da empresa METRICS Mobilidade, 2023. Disponível em: <www.metricsm.com/zona-30-confisco>. Acesso em: dd de mmm. de aaaa.

  • LinkedIn
  • Whatsapp

Metrics mobilidade

Rua Pirapetinga, 322, 8º andar, Bairro Serra

CEP 30220-150, Belo Horizonte / MG

Entre em contato

bottom of page