Ecozona
Ficha técnica
Projeto técnico: Janaína Amorim (pelas Nações Unidas)
Execução: BHTRANS e Instituto Nossa BH
Parceiros: WRI Brasil, ONU-Habitat, G IZ, TUMI e Instituto Wuppertal
Local: Praça Joaquim Ferreira da Luz, Rua Conselheiro Rocha, Rua Dores do Indaiá e Viaduto José Maria Torres Leal - Bairro Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Status: Intervenção urbana definitiva – Maio, 2021
Localização
O projeto
O Projeto da Ecozona Santa Tereza, realizado entre Março e Maio de 2021, é uma parceria entre o Instituto Nossa BH e a autoridade de trânsito local (BHTRANS), que contou com apoio das entidades WRI Brasil e ONU-Habitat, além dos parceiros alemães GIZ, TUMI e o Instituto Wuppertal (através da participação da arquiteta urbanista Janaina Amorim, que elaborou os projetos urbanos da intervenção).
A intervenção tem no seu cerne o conceito de "ecozona" - um termo idealizado pela equipe do programa Urban Pathways (UP), que atualmente apoia projetos de baixo custo. Estes focam nos bairros como a escala geográfica, pautando questões relacionadas à mobilidade urbana e tratamento de resíduos, por meio de uma série de atividades que incluem urbanismo tático, sensibilização e participação comunitária, além da avaliação de impacto.
O projeto também parte do conceito de Ruas Abertas Permanentes e busca não somente a apropriação de espaços públicos ociosos na cidade, promovendo novos usos, como também a capacitação das comunidades locais, visando sensibilizar e promover a coesão social.
Praça Joaquim Ferreira da Luz
A intervenção objetivou converter a praça em um espaço público amplamente utilizado pela população e, ao mesmo tempo, apoiar os inúmeros restaurantes, centros culturais e outros comércios/serviços locais.
Para tanto, o projeto promoveu a extensão da Praça Joaquim Ferreira da Luz, através do desvio do fluxo de trânsito da Rua Conselheiro Rocha para as Ruas Silvianópolis e Divinópolis. Além disso, também pautou a criação de mobiliários urbanos (bancos, lixeiras, plantas, etc.), a pintura do pavimento, execução de um piso de borracha e outras ações relacionadas ao paisagismo do local; de forma a estimular o seu uso por diferentes públicos.
Antes e depois da Praça Joaquim Ferreira da Luz.
Fonte: Octopus Filmes.
Ciclofaixa / Ciclorrota
A intervenção também contou com a criação de uma ciclofaixa/ciclorrota, com aproximadamente 1,1 km, conectando o espaço da praça até a ciclofaixa existente na Avenida dos Andradas - um importante corredor viário do município. Para viabilizar a implantação da ciclofaixa no viaduto, foi realizado o redimensionamento das faixas do fluxo viário, de forma a não prejudicar o trânsito local.
Já no restante do percurso até a praça, foi criada uma ciclorrota na Rua Conselheiro Rocha e Rua Dores do Indaiá,através da implantação adequada do projeto da sinalização vertical e horizontal.
Ciclofaixa no Viaduto José Maria Torres Leal.
Fonte: Octopus Filmes.
O processo
Uma das principais características estimadas à intervenção foi o incentivo do envolvimento da população no processo. As conversas realizadas com a comunidade fizeram parte das etapas do projeto, conduzidas através de reuniões online, dado o risco de contaminação da pandemia da Covid -19. Nestas, foi possível ouvir quais os desejos dos moradores do entorno, atendendo necessidades pontuadas pela comunidade, como: espaço para parquinho infantil, quadra para prática de esportes, áreas de convivência com mesas e bancos, palco para apresentações, paraciclos, dentre outros.
A implantação do projeto da praça recebeu ajuda de diversos voluntários e moradores do entorno, que se juntaram e executaram colaborativamente a intervenção, fazendo parte do projeto na prática. O projeto também contou com uma intervenção artística feita pela artista Clara Valente, através de uma pintura de uma flor de hibisco realizada em uma das esquinas da praça, simbolizando que é um local com tratamento.
Fotos do processo de implantação na Praça Joaquim Ferreira da Luz.
Fonte: Octopus Filmes.
Referências Bibliográficas
NOSSA BH. BHTRANS. Ecozona Santa Tereza Project: final report - execution and accountability. Belo Horizonte, 2021. 29 p.
Créditos
Imagem de capa: Octopus Filmes.
Imagens: Janaína Amorim e Octopus Filmes.
Textos e Edição: Equipe Metrics.
GOSTOU?
Compartilhe nas redes!
COMO CITAR
METRICS Mobilidade. Ecozona. Website da empresa METRICS Mobilidade, 2023. Disponível em: <www.metricsm.com/ecozona>. Acesso em: dd de mmm. de aaaa.