TERMINAIS URBANOS

terminalOnibus (2).jpg
terminalUrbano.jpg

Estes grandes equipamentos de integração do serviço de transporte podem ser uma das soluções mais importantes na modernização do sistema ou, como boa parte é, se transformar em um investimento alto sem retorno operacional que o justifique.  Repensar a sua função e uso, otimizar os seus processos internos para atendimento de passageiros, verificar a sua inserção na região etc. são algumas das atividades que compõem o seu processo de requalificação e resgate. Hoje boa parte deles operam de modo ineficiente, com administração cara, prestam um serviço de má qualidade ao passageiro, constituindo-se em um dos problemas do transporte público.
Passando pela parte institucional, operacional, financeira e administrativa a nossa análise e diagnóstico procura identificar, e propor melhorias e possíveis mitigações para cada um dos problemas, de modo que o terminal consiga melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário.
Consideramos o uso de alternativas de integração, por exemplo a temporal, para aqueles casos onde a viabilidade do modelo convencional não se mostrar positiva, de modo que o passageiro e o sistema sejam melhor atendidos.
A crise do sistema de transporte nos obriga a repensar cada um dos seus componentes e este é com certeza um dos principais elos desta nova corrente de mobilidade.

Serviços:

  • Diagnóstico do atual funcionamento dos terminais de integração, com o levantamento das equipes, atividades e custos incorridos, e proposta para a nova de forma de funcionamento e administração.

  • Estudo de viabilidade econômica da proposta de funcionamento e administração de terminais de integração.

  • Descrição dos requisitos técnicos que irão compor o contrato de administração e operação dos terminais entre a Prefeitura  e os consórcios operacionais.