Estudos do metrô
estudos de demanda e de terminais
O metropolitano, também chamado de metro (português europeu) ou metrô (português brasileiro), é um tipo de transporte público de alta capacidade geralmente encontrado em áreas urbanas.
O setor metroferroviário transporta cada ano 3,7 bilhões de passageiros, possui uma rede com uma extensão de 1.105 quilômetros , conta com 68 linhas, 613 estações e 5.444 carros de passageiros operacionais. O setor emprega a 41 mil funcionários e traz benefícios socioeconômicos importantes: deixa de emitir 2,4 milhões de toneladas de poluentes, reduz R$ 820 milhões em custo com acidentes e economiza tempo em engarrafamentos por valor de R$ 30 bilhões.
Serviços
-Caracterização física, funcional e operacional da Linha de Metrô e das suas estações de embarque e desembarque de passageiros. -Delimitação da área de influência das estações, considerando as condições de acessibilidade dos pedestres em sua área de entorno. -Caracterização das vias de acesso e do entorno das estações, mapeamento das principais rotas de chegada e saída de pedestres e avaliação das condições de caminhamento e travessias no entorno. -Avaliação da integração das estações com os diferentes modos de transporte (veículos leves, transporte coletivo por ônibus, bicicletas) e operações de embarque e desembarque. -Identificação e avaliação dos impactos na infraestrutura de circulação viária, decorrentes da implantação das estações. -Indicação de rotas alternativas de veículos e pedestres para possíveis desvios de tráfego decorrentes da implantação das estações. -Avaliação da necessidade de intervenções no sistema viário na área de influência direta, em função da implantação das estações. -Proposição de medidas mitigadoras ou compensatórias dos impactos negativos detectados, quando necessário. -Projeto de Desvio de Tráfego devido às obras de implantação. -Estudos de Demanda, Simulações e Cenários Futuros. -Calibração da rede de transporte. -Estudo de Melhoria dos Acessos às estações. -Acompanhamento das aprovações junto aos órgãos municipais.