- METRICS MOBILIDADE
ZONA 30 CONFISCO
Atualizado: 1 de jul. de 2021

Projeto técnico: Metrics Mobilidade
Execução: BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte
Parceiros: WRI Brasil, Instituto Wuppertal.
Local: Ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, Bairro Confisco, Belo Horizonte
Status: Intervenção temporária executada – Setembro, 2019
O bairro Confisco, na região Norte de Belo Horizonte, recebeu o tratamento de projeto Zona 30, que limita a velocidade para veículos, em vias locais, a 30 km/h, dando prioridade a quem anda a pé, de bicicleta ou tem mobilidade reduzida.
O desenho do projeto foi desenvolvido pela arquiteta Janaína Amorim, em parceria como Instituto Wuppertal e a BHTRANS, o objetivo do desenho foi criar uma sinuosidade nas vias de forma que os veículos motorizados se desloquem mais devagar (máximo 30 km/h) e permitindo que os pedestres tenham mais espaço para se apropriar mais da via.
Os desenhos foram feitos de forma lúdica, baseados nos trabalhos realizados com as crianças da escola. A intervenção foi realizada nas ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank. A montagem com redesenho da geometria das vias, pinturas e plantio de vasos, recursos conhecidos como “urbanismo tático”, levaram mais segurança para pedestres e ciclistas, em especial para os alunos da escola.
ANTES DA INTERVENÇÃO

DEPOIS DA INTERVENÇÃO

A ação, coordenada pela Prefeitura, por meio da BHTrans, contou com a participação dos alunos do programa Escola Integrada, secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte, associações ligadas à mobilidade sustentável, moradores e voluntários. O instituto Wuppertal, da Alemanha, que lançou em 2019 o projeto “Ambientalízate!” para apoiar cidades parceiras na América Latina com ações de sustentabilidade, também foi parceiro da ação.
GALERIA FOTOGRÁFICA
Fotografias: Octopus Filmes (1 e 2), BHTrans (3 e 4)
ASSISTA O VÍDEO
Vídeo: BHTrans