• METRICS MOBILIDADE

CICLO-ROTA GONÇALVES DIAS

Atualizado: 1 de jul. de 2021


Fotografia: Metrics Mobilidade

Projeto técnico: Metrics Mobilidade

Execução BHTrans, Prefeitura de Belo Horizonte

Parceiros: ITDP Brasil, Instituto Wuppertal.

Localisation: Rua Gonçalves Dias, Bairro Funcionários, Belo Horizonte.

Status: Intervenção permanente executada – Novembro, 2020


O projeto é situado em área no Município de Belo Horizonte, Regional Centro-Sul, possui como área de abrangência a Rua Gonçalves Dias entre Avenida Afonso Pena e Avenida Brasil, a interseção da Avenida Brasil com Rua Alagoas e Rua Gonçalves Dias e a Avenida Brasil no quarteirão entre Rua Alagoas e Rua Sergipe.


As intervenções propostas visaram promover, por meio de um tipo de moderação de tráfego conhecida mundialmente como Zona 30, segurança e conforto para pedestres e ciclistas com o objetivo de conectar a ciclovia existente da Av. Bernardo Monteiro com a Praça da Liberdade.



ANTES DA INTERVENÇÃO

Fotografia: Google Street

DEPOIS DA INTERVENÇÃO

Fotografia: Metrics Mobilidade

Um dos desafios nesse projeto, foi a interseção da Avenida Brasil com Rua Alagoas e Rua Gonçalves Dias, na qual deveria ser apresentada uma solução, que fosse possível atravessar o pedestre e o ciclista com segurança, sem que houvesse perda para o tráfego veicular de passagem, como solicitado pela BHTrans.


Desse modo, foi criada uma ilha e abertura de via na Rua Alagoas para conversão na Avenida Brasil sentido Praça da Liberdade com o intuito de possibilitar uma travessia de pedestres e ciclistas com mais tempo de verde, segura e confortável, sem prejudicar o tempo dos veículos.



GALERIA FOTOGRÁFICA

Fotografias: Metrics Mobilidade







38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo